domingo, 30 de setembro de 2012

Novo Ano Pastoral 2012/2013

A FÉ E A MISSÃO NASCEM NO CORAÇÃO


Visualizar álbum
Reproduzir apresentação de slides



Caminhamos para o Ano da Fé. O Bispo D. Manuel, numa intervenção a uma parcela da igreja portucalense, falava da sua expectativa para o Ano da Fé: que os batizados cheguem a novembro de 2013 mais convictos no seu ser cristão e no seu agir como cristão. Na mensagem dos Bispos do Porto aos seus diocesanos, recordava Paulo VI que apresentava Cristo “como nosso princípio, nossa vida e guia, nossa esperança e fim”.Querendo apresentar um programa à sua Diocese, recordam ainda, como afirmações centrais do Concílio, que «logo na sua primeira constituição que aprovou, referente à liturgia, é sempre “por Cristo, com Cristo e em Cristo” que se dá glória a Deus Pai, na unidade do Espírito».
Assim, propõem a toda a Igreja Diocesana, na preparação e/ou na continuação das jornadas vicariais da Fé, várias sessões catequéticas, a saber: Recapitulando tudo em Cristo; O mistério pascal; O corpo eclesial de Cristo; A vida em Cristo; Conhecendo a Deus no amor fraterno; Rezar cristãmente.
Eis uma bela proposta para os nossos grupos paroquiais! Eis um belo programa de oração, reflexão e partilha, para todos os que querem entrar neste caminho, fazer este caminho, que é o caminho da Fé. Tudo porque reconhecemos nesta sociedade em crise e tão longe do que é essencial para a vida, «a necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo» (PF2).
Ponhamo-nos a caminho. Não fiquemos só pelas belas intenções neste Ano da Fé, pois chegaremos ao fim com mais desilusão e sem proveito algum. O tempo é de voltar, como a samaritana, ao poço, «para ouvir Jesus que convida a crer n’Ele e a beber na Sua fonte, donde jorra água viva” (PF3). Não esqueçamos que «A Fé e a Missão nascem no coração».
Pe. José Baptista

Sem comentários: