sábado, 24 de março de 2012

Agrupamento 391 das Antas

              Um imaginário é um tema ou uma história, sobre o qual as secções ou um agrupamento se baseiam para orientar as suas atividades durante um determinado período de tempo. Neste caso específico, foi determinado pelo Agrupamento, no início do ano escutista, que poderíamos aproveitar o tema do 54º Jamboree, proposto pelo WOSM, "Paz, Ambiente e Desastres Naturais".

  De acordo com as temáticas do Ambiente e da Paz, o Agrupamento organizou um Raid Quaresmal, na Serra de Valongo, onde os elementos tiveram a oportunidade de estar em contacto com a Natureza. Proporcionaram-se momentos, durante a caminhada, para refletirem e encontrarem-se mais próximos do nosso Criador. A atividade terminou na Igreja das Antas com a participação na Procissão de Ramos e missa das 19h.

  No último mês, o Agrupamento prestou serviço nos diferentes momentos do Tríduo Pascal, participando de uma forma bastante ativa na vida da Paróquia…

  Os lobitos viveram, durante os fins-de-semana, a Caçada do “Up Altamente”, uma história de aventuras sobre um vendedor de balões de 78 anos, chamado Carl Fredricksen, que, finalmente, realiza o sonho da sua vida, uma grande aventura, quando prende milhares de balões à sua casa e consegue voar à descoberta da América do Sul. Acantonaram em Esgueira, Aveiro, local onde deixaram descolar uma casa feita por eles simulando o que aconteceu no seu imaginário.

  Os exploradores, tendo como grande objetivo obterem um bom desempenho no Acampamento Nacional, prepararam-se fisicamente, bem como espiritualmente realizando os Caminhos de Santiago, patrono da secção. Também aperfeiçoaram a sua técnica escutista para manterem a tradição de destaque que o Agrupamento 391, Santo António das Antas sempre nos habituou.


  Por sua vez, os pioneiros estão a viver o imaginário do Circo Borboleta (Curta Metragem de Joshua Weigel) e pretendem transmitir a sua mensagem, “por muitos defeitos que possamos ter, cada pessoa é detentora de um talento”. Realizaram um acantonamento em Ovar com o objetivo de unirem o grupo e de prepararem os novos elementos para as próximas etapas que se avizinham.


  Por fim, os caminheiros, têm realizado mensalmente uma ação de serviço com um grupo de jovens que apresentam perturbações crónicas de desenvolvimento. A última foi a realização de uma festa da Primavera. A caminhada da secção baseia-se no imaginário “ A fuga dos Judeus (do Holocausto) ”, procurando, deste modo, atingir o Homem Novo. Portimão foi o local do acantonamento, onde realizaram um intercâmbio com o Agrupamento do anterior Chefe Nacional, Luís Alberto Lidington.






Sem comentários: